Não tinha Tito, nem jogavam pão para a platéia, mas eles estavam lá. Não era o Coliseu, não era Roma e os “gladiadores não usavam armaduras, nem armas. Apenas calção e luva. A história de Roma é disparada a minha favorita, as lutas nem de longe fazem parte das minhas preferências. Mas na noite do dia 8 de outubro,( no século XXI), foi como se estivesse em Roma no ano 80 d.C. A cada golpe, uma comparação. Me pegava imaginando como foram os combates, no grande Coliseu, ficava atenta aos golpes, a espera de uma boa imagem e, pensava, que bom se tivesse algum fotografo em pelo menos uma daquelas tantas batalhas muitas vezes mortais.
Gladiadores do século XXI trouxeram o “Coliseu” à Passo Fundo, no MMA,onde os participantes praticam diferentes tipos de artes marciais, como jiu-jítsu, boxe, luta livre olímpica, boxe tailandês, caratê e outras. Os primeiros torneios aconteceram em 1993 e os lutadores tinham que vencer três lutas para serem campeões. Os gladiadores do Coliseu de Roma, muitas vezes lutavam até a morte ou ganhavam uma espada de madeira, eram escravos e muitas vezes lutavam por obrigação. Homens se matavam numa arena, apenas para deleite e diversão da nobreza romana, sem nem ao menos se conhecerem. O melhor era ovacionado por uma platéia louca por sangue. No MMA, a diferença é que são artes marciais, ao invés de espadas, no lugar da espada de madeira tem um troféu e os lutadores se conhecem, há casos em que se odeiam mas normalmente são amigos e até freqüentam as mesmas academias. A arena deles é o octógono. A platéia?! Acredito que não tenha mudado tanto desde as batalhas do Coliseu. Não quero parecer contra as lutas, acho até bem interessante, homens fortes se batendo, se machucando por puro prazer, pelo menos não fazem isso obrigados.
A platéia do Coliseu, queria ver os gladiadores lutarem até a morte, a platéia do ginásio Teixeirinha esperava por nocaute e, tiveram 3. Foi um belo espetáculo para os amantes de luta, foi uma experiência diferente, para uma jovem estudante de jornalismo, que quando vê lutas na TV muda de canal, me fez ver que preciso mudar conceitos e estudar um pouco mais sobre artes marciais, regras e estilos de luta.FOTO: Ana Lúcia Zanella
Nenhum comentário:
Postar um comentário